quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Eleições

O sistema eleitoral americano é confuso e antiquado. O estatuto de voto como direito somente, e não dever do cidadão, possibilita a manipualação e a marginalização de alguns grupos determinados, especificamente pobres e jovens. Neste sentido, o Brasil está na frente. Temos um sistema avançado, eletrônico, com firme controle contra fraudes; votar no Brasil é um dever, todos temos que votar - daí, o fato de a eleição ser em um domingo (nos EUA as eleições são num dia de semana, o que desestimula ainda mais as pessoas - que em geral recebem por hora - a saírem do trabalho para votar).

Mas eles têm uma coisa que nós não temos: diversidade de posição política da mídia. No Brasil, a mídia toda pertence à direita. Criticamos a Globo, que é a mais forte, mas a verdade é que todos os canais de TV têm uma agenda de direita - com exceção da TV Cultura, que não é bem uma TV de esquerda (e nem também uma TV muito forte). Isso se passa pelo processo de distribuição das concessões de mídia (procurem pelo documentário da BBC chamado "Muito Além do Cidadão Kane").

Na TV a cabo nos EUA, há dois principais canais de notícia: a Fox News, que é radicalmente de direita (e altamente anti-ética) e a MSNBC, que é de orientação esquerdista, progressista e "liberal". Tudo bem que a esquerda americana é mais direita que a nossa direita. Mas há um debate causado por essa polarização. Sinto falta deste debate acontecendo no Brasil.

A mídia de esquerda no Brasil se resume a "guetos". Temos algumas revistas, blogs, que são muito bons e interessantes, mas que não estão ao alcance do grande público. Sim, qualquer um pode ir à banca comprar uma Carta Capital, Piauí ou outras revistas do estilo, mas todos nós sabemos que não compram. Compram Veja, Época, porque essas são as mais "famosas". E são porque pertencem aos mesmos donos das TVs.

Falta uma TV de esquerda no Brasil. Falta uma TV aberta de esquerda. Acho que a polarização da mídia, a heterogeneidade, favoreceria a discussão política e, a médio-longo prazo, melhoraria o nível dos nossos candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário